quinta-feira, 21 de junho de 2012

Componentes básicos do ser humano











O ser humano é composto de corpo, alma e espírito (1 Ts 5.23). Todavia, existe a doutrina dicotômica, que reconhece apenas dois elementos na constituição do homem: a parte física e a parte imaterial — o corpo e a alma, sendo esta o princípio de vida que anima o corpo.
Essa interpretação não faz distinção entre espírito e alma, exceto que o primeiro seja um desdobramento da segunda. Tal doutrina é baseada em textos como Mateus 10.28, que indica que o ser humano é composto apenas de corpo e alma (cf. 1 Co 5.3), e no fato de os termos espírito e alma às vezes serem usados de maneira intercambiável.
Contudo, não há como negar que a Bíblia menciona os três elementos, e que as características de cada um podem ser verificadas. Esse, porém, é um assunto que se localiza nos relativos bíblicos.
O posicionamento como dicotomista ou tricotomista em nada afetará os absolutos da Palavra de Deus nem trará prejuízo algum à vida cristã.
Corpo
O corpo é o tabernáculo da substância imaterial do homem, a morada da alma e do espírito (2 Co 5.1). Os filósofos do passado e o gnosticismo desprezavam o corpo humano, considerando- o um estorvo às aspirações da alma. No entanto, a doutrina cristã o tem em alta conta, digno de ser mantido irrepreensível, tanto quanto a alma e o espírito (1 Ts 5.23). Além disso, ele é o templo do Espírito Santo, que habita em nós (1 Co 6.19).
Alma
A alma é a sede da vida do ser humano ou, como alguns definem, a própria vida. Myer Pearlman a define como "aquele princípio inteligente e vivificante que anima o corpo humano, usando os sentidos físicos como seus agentes na exploração das coisas materiais e os órgãos do corpo para se expressar e comunicar- se com o mundo exterior" (Pearlman, 1990, p. 73). A alma é também a sede do intelecto, da vontade e das emoções (Sl 42.2; 139.14; Ap 18.14).
Espírito
Ao criar o homem, Deus soprou em seus narizes o fôlego da vida (Gn 2.7). De acordo com Timothy Munyon, o espírito "é considerado um poder sublime que estabelece os seres humanos na dimensão espiritual e os capacita à comunhão com Deus" (Williams, 2011, p. 248). É o espírito que estabelece a comunicação entre o ser humano e o mundo espiritual.
 
Chaves, Gilmar Vieira. Manual de educação cristã. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2012, p. 152-153.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário