segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A música e a aprendizagem

A música na vida do ser humano é tão importante como real e concreta, por ser um elemento que auxilia no bem-estar das pessoas proporcionando satisfação e alegria.

Pesquisas recentes confirmam que até os seis anos é a hora de encher os ouvidos de nossas crianças de harmonia musical. O objetivo não é formar musicistas, mas afinar a sensibilidade delas no sentido de aumentar a capacidade de concentração, desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a memória.

Pensando assim, a música não pode estar desconectada do processo educativo, pois ela exerce influência sobre nossos pensamentos, sentimentos, e nossas atitudes, agindo como um excelente facilitador na formação da personalidade da criança.

Portanto, queridos pais, cantar/escutar música é salutar e auxilia no processo de aprendizagem da criança. Nossa orientação neste artigo é que você não espere que apenas a escola estimule a musicalidade no seu filho. Ao contrário, ofereça a ele um leque de experiências musicais e perceba os bons resultados.

É bom lembrar que isso não deve ser uma atividade imposta, e sim realizada com prazer, e de forma natural, como sempre deve acontecer na relação entre pais e filhos.

A autora deste artigo, Maria José Silva, é psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário