sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Os OVNIs São Reais?

  • Ovni 
    Quando o assunto é OVNIs (Objeto Voador Não Identificado), é feita muita confusão. Não há dúvida de que algumas pessoas, sinceramente, viram algo no céu que não entenderam. Isso dificilmente seria de surpreender, uma vez que há muitas coisas “lá em cima” que podem ser mal interpretadas pelas pessoas que não estão familiarizadas com elas. Essas coisas incluem Vênus, satélites, a estação espacial internacional, o ônibus espacial, os foguetes, o brilho do irídio, as aeronaves feitas pelo homem, a reflexão interna, os meteoros, os balões, os vaga-lumes, o esplendor polar, os pássaros, o raio globular, as nuvens lenticulares, o sol ilusório, etc. Não obstante, a pessoa não familiarizada com essas coisas veria um OVNI, já que, para ela, o objeto é “não identificado”. É assim que as pessoas interpretam o que veem e que pode ser questionado.
    Mas lembre-se, sempre interpretamos a evidência à luz de nossa visão de mundo. Por isso, é crucial ter uma correta visão de mundo bíblica. A falaciosa visão de mundo ateísta/naturalista pode levar o indivíduo a tirar conclusões errôneas a respeito do que vê. A partir de uma visão de mundo bíblica, esperamos ver coisas de vez em quando que não são explicadas com facilidade já que nossa mente é finita. Mas OVNIs não são espaçonaves alienígenas e, claro, não há evidência tangível para corroborar essa noção.
    Na década de 1990, a série de televisão Arquivo X entretinha milhões de fãs com histórias de alienígenas e conspirações governamentais, e um dedicado agente do FBI buscava continuamente a verdade. O lema do programa: “A verdade está lá fora”, é uma frase bem conhecida dos fãs de ficção científica. Mas por que há uma propaganda tão exagerada em torno da noção de vida extraterrestre? Por que os programas de ficção científica são tão populares? Por que o SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) gasta milhões de dólares buscando vida no espaço?
    A descoberta de vida extraterrestre inteligente, sem dúvida, seria vista como uma prova de evolução; essa é uma expectativa da visão de mundo naturalista. Mas o desejo de encontrar alienígenas, em especial alienígenas inteligentes e tecnologicamente avançados, parece um sentimento muito mais profundo do que apenas provar predições evolucionistas. Qual é a verdadeira questão? Ouvi várias respostas diferentes de astrônomos seculares.
    Em alguns casos, a crença em ETs pode ter origem em um sentimento de solidão cósmica: “Se existir alienígenas, então não estaríamos sozinhos no universo”. Em muitos casos, a crença vem de um desejo acadêmico de aprender os mistérios do universo; uma raça alienígena altamente desenvolvida pode ter conhecimento avançado para nos transmitir. Talvez esse conhecimento não seja apenas acadêmico; os hipotéticos alienígenas podem conhecer a resposta para perguntas fundamentais da existência: “Por que estou aqui? Qual o sentido da vida?”, e assim por diante. Uma raça alienígena avançada pode ter conhecimento médico muito maior que o nosso — conhecimento que poderia ser usado para curar nossas doenças. Talvez a tecnologia médica deles possa ser tão mais avançada que eles até mesmo detenham o segredo da vida e da morte; com esse conhecimento médico incrível, talvez o ser humano não tenha mais que morrer — jamais.
    De certa maneira, a crença em vida extraterrestre tornou-se a substituição secular de Deus. Deus é aquEle que pode curar toda doença. Deus é aquEle em quem estão depositados todos os tesouros de sabedoria e de conhecimento (Cl 2.3). Ele pode responder às perguntas fundamentais da nossa existência. Só Deus possui o dom da vida eterna (Jo 17.3). Não é de admirar que o cientista descrente tenha um sentimento de solidão cósmica, pois rejeitou seu Criador. Mas não estamos sozinhos no universo, há Deus. Deus nos criou para comungar com Ele; por isso temos uma necessidade inata dEle e de propósito para nossa vida. Apesar de os seres humanos terem rejeitado a Deus em Adão e também por meio de nossos pecados, nossa necessidade de comunhão com Ele permanece.
    Quando penso na quantidade de cientistas inteligentes que estudam a magnífica criação de Deus, mas, apesar de tudo, rejeitam-no e escolhem acreditar em alienígenas e em milhões de anos de evolução, lembro-me de Romanos 1.18-25. As qualidades invisíveis de Deus — seu poder eterno e natureza divina — estão claramente reveladas no mundo natural, portanto, não há desculpa para rejeitar a Deus nem para suprimir a verdade a respeito dEle. O pensamento do homem à parte de Deus não é nada além de vã especulação. Trocar a verdade de Deus, como a criação, por uma mentira, como a evolução, e voltar-se para meras criaturas, como os hipotéticos alienígenas, em busca de respostas é visivelmente semelhante ao que está registrado em Romanos 1.25.
    Mas quando partimos da Bíblia, as evidências fazem sentido. O universo é coerente com o ensinamento bíblico de que a Terra é uma criação especial. A beleza magnífica e o tamanho de um universo que, aparentemente, não tem vida exceto por um pequeno mundo no qual há vida abundante é exatamente o que esperaríamos a partir de uma visão de mundo bíblica. A verdade não está “lá fora”; a verdade está aqui — na Bíblia! O Senhor Jesus é a verdade (Jo 14.6). Por isso, quando fundamentamos nosso pensamento no que Deus diz em sua Palavra, descobrimos que o universo faz sentido.

    Texto extraído do livro Criacionismo: Verdade ou Mito? Ken Ham

Nenhum comentário:

Postar um comentário