quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O que fazer para ter a vida eterna?

Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? “
Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me pergunta sobre o que é bom? Há somente um que é bom. Se você quer entrar na vida, obedeça aos mandamentos”.
“Quais? “, perguntou ele. Jesus respondeu: ” ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,
honra teu pai e tua mãe’ e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’”.
Disse-lhe o jovem: “A tudo isso tenho obedecido. O que me falta ainda? “
Jesus respondeu: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.
Ouvindo isso, o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. 
Mateus 19:16-22
A pergunta que este homem fez não é a mesma que praticamente todo mundo faz? O que devemos fazer para ter a vida eterna?
Jesus tem a oportunidade exata para falar exatamente sobre a graça de Deus, sobre a justificação pela fé, sobre como podemos ser salvos sem nenhum merecimento, porém, não foi isto que ele fez. A resposta foi rápida: Obedeça os mandamentos!
Porém existiam na Torá (ou no Pentateuco) ao todo 613 mandamentos a serem cumpridos (chamado mitzvot). O pior de tudo é que existiam leis que eram difíceis de ser interpretadas pois como deixar de ajudar um animal que caiu em um buraco no sábado? Como cumprir uma lei descumprindo outra?
A pergunta do homem não era displicente e nem tentando fugir do foco. Ele realmente queria saber como ter a vida eterna. E então pede uma maior clareza da parte de Jesus. Quais mandamentos devemos obedecer?
Confesso que muitas vezes este texto me incomodou. Por quê a primeira resposta de Jesus havia apenas 5 dos 10 mandamentos? O que Ele queria dizer com isto? Por quê falou de toda a segunda parte dos 10 mandamentos mas não falou sobre a cobiça?
Gosto de ver os encontros que algumas pessoas tem com Jesus pois Jesus não tinha uma fórmula pronta de evangelismo. Quatro leis espirituais para que qualquer homem seja salvo. Cinco passos para ir para o céu. Por quê será que Ele não disse: É simples, vai te custar apenas 5 minutinhos, repita comigo esta oração…
Jesus enxergava a necessidade espiritual de cada um. Ele conhecia o coração daquele jovem e exatamente o que ele necessitava.
O problema de alguns cristãos hoje é entrar na onda da comida pronta e rápida. Poucos estão dispostos a entender, compreender, aprofundar, caminhar junto e então perceber a necessidade do próximo. Querem logo dar um analgésico ao invés de ir direto ao ponto da dor e tratá-la de forma a trazer cura.
Jesus não. Ele vai em cheio no coração daqueles que vão ao seu encontro. Ele enxergou o vazio existencial da mulher samaritana. Ele viu tanto a necessidade física quanto espiritual do paralítico de Cafarnaum. Ele enxergou a dor da viúva de Naim.
E Ele viu o coração daquele jovem rico. Tão cheio de cobiça. Suas riquezas o dominavam e isto o impedia de ter de fato um encontro com o Deus que liberta, cura, salva.
Suas riquezas aqui o impediam de adquirir um tesouro em Deus. Aquele jovem até este momento não compreendia as respostas de Jesus. Até aqui ele queria mais. Obedeça os mandamentos. Quais? Estes cinco. Mas tenho feito tudo isto e ainda sinto um vazio. Por quê? Então entregue seu coração completamente a Deus, passe a viver de acordo com aquilo que você diz acreditar, ame realmente seu próximo, se preocupe com aqueles que o rodeiam, se envolva na sociedade que você está de maneira a transformá-la, não se preocupe apenas com você mesmo, não tenha nenhum ídolo em sua vida (dinheiro neste caso), e então, você será meu seguidor!
A salvação implica em viver hoje. Em abdicar hoje. Em entregar tudo hoje. Não se trata apenas de ser salvo no futuro. Se trata de ser salvo e continuar sendo salvo, até então ser totalmente salvo.
Jesus queria que aquele jovem rico vivesse riquezas em Deus naquele momento. As riquezas terrenas o estavam impedindo de viver o evangelho.
Hoje tem sido pregado um evangelho totalmente diferente deste que Jesus pregava. Ele dizia: Cumpra os mandamentos! Hoje dizem: Basta apenas repetir uma oração. Ele dizia: Se aprofunde em obedecer! Hoje dizem: Você é salvo e não precisa fazer nada. Jesus já fez tudo que precisava ser feito.
Jesus dizia: Entregue teu coração completamente a mim. Quero exatamente TUDO. Ou sou tudo para você ou não sou nada. Hoje dizem: Aceite a Jesus e Ele te dará tudo o que você quiser.
Jesus requer tudo de nós.
“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” Lucas 6:46
Não adianta chamar Jesus de Senhor, se seu coração não for completamente dEle. Isto é o evangelho!
Por Daniel Simoncelos (@danisimoncelos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário